" As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.Aprendemos palavras para melhorar os olhos."
Rubem Alves

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Texto de André Soledade, professor de Matemática da Rede Estadual
Retirado de: http://ambiente.educacao.ba.gov.br/professorweb

Por que devo aprender Matemática?

Olá, pessoal! Tudo beleza? Sou André Soledade, professor de Matemática da Rede Estadual e, acreditem ou não, a pergunta que os alunos mais me fazem é: “Por que devo aprender Matemática?”. Pensando nessa indagação, resolvi responder a essa pergunta de uma vez por todas!

Acreditem! Desde os tempos mais remotos, o homem utiliza a matemática para facilitar a sua vida e organizar a sociedade. Há registros da sua utilização pelas sociedades egípcia e grega na construção de templos, pirâmides, diques, canais de irrigação, arenas e estudos da astronomia. Nos dias de hoje, a Matemática está presente em tudo ao nosso redor, desde o projeto urbanístico de uma praça até a complexidade que envolve o lançamento de um foguete. Tudo isso, descrito através de equações, relações, funções e gráficos matemáticos!Sendo assim, podemos afirmar que esta bela ciência está presente em todas as profissões, sendo que em algumas, ela é a principal ferramenta.

Na engenharia e a arquitetura, por exemplo, a Matemática é de fundamental importância, é através de conceitos elementares como ponto, reta, plano e figuras espaciais como: prismas, cilindros, cubos e outros, que o arquiteto une os seus conhecimentos na área de humanas e arte aos de exatas, colocando a sua criatividade a prova para desenvolver belíssimos projetos. O papel do Engenheiro Civil é tornar essa criação uma realidade. Ele é responsável por elaborar e acompanhar todas as etapas de execução desse projeto, utilizando, para isso aptidões múltiplas, como o domínio do Cálculo, desenhos intuitivos, técnicas de construção, leitura e produção de relatórios.

Além da Engenharia e Arquitetura, a Matemática também está presente em áreas como o Direito, Administração, Agronomia, Cinema, Contabilidade e Música.

Música? Como Assim? Verdade! Os músicos, com freqüência, usam a matemática para entender a estrutura musical, as escalas e as características do som como timbre, altura e intensidade, sendo que alguns compositores incorporaram a proporção áurea e o número de Fibonacci em seu trabalho. No jazz, por exemplo, há músicos que usam esses números na divisão rítmica e dos compassos.

Até mesmo nas profissões da área de saúde, encontramos vários exemplos de aplicação da Matemática. No planejamento terapêutico, as dosagens dos medicamentos prescritos pelo médico são calculadas utilizando equações diferenciais, que determinam quando um medicamento atinge a sua meia-vida na corrente sanguínea do paciente, fornecendo, assim, a periodicidade que o medicamento deve ser administrado. Nos procedimentos cirúrgicos de diversas doenças, a Matemática ajuda no desenvolvimento de modelos que facilitam nas tomadas de decisões durante a operação, minimizando os erros médicos. Nas clínicas de fertilização, o uso da teoria das probabilidades permite determinar as chances de se obter sucesso no processo de inseminação artificial, fornecendo dados para que os médicos avaliem se vale ou não a pena submeter a paciente ao procedimento, tendo em vista que fatores como idade, massa corporal e níveis hormonais dos pais influenciam nesses números.

Para finalizar, os modelos matemáticos também permitem descrever de forma quantitativa fenômenos biológicos, tais como epidemias e pandemia, cujas taxas de crescimentos obedecem a funções exponenciais. O estudo desses modelos ajuda a prever o crescimento e o impacto destas epidemias, bem como elaborar planos de ação para o seu controle.

Legal, não é? Bem, acho que finalmente respondi a essa pergunta! Mas, se você quiser aprender um pouco mais sobre a utilidade da Matemática nas profissões, não perca tempo!

Acesse agora o AEW e assista: http://bit.ly/1QGwNU5.

Referências:

http://www.ebb.com.br/mostrar_noticia.php?ref=13597

Nenhum comentário:

Postar um comentário